
Nascido no bairro do Bronx, na cidade de Nova York, filho de imigrantes judeus russos, Jonathan Charasuchin lançou-se na carreira artística como Jonathan Harris, personificando um ator tipicamente britânico, com gestos e sotaques impecáveis.
Quando lhe perguntavam se era procedente da Inglaterra, tinha sempre uma resposta cômica: "Não, queridos. Eu só sou afetado".
Naturalmente, nos idos de 1960 e alguma coisa, isso jamais foi explícito, e talvez nem tenha sido proposital, mas a interpretação de Jonathan Harris e os modos "afetados" que seu intérprete emprestou ao personagem não deixam dúvida.
Mas se o personagem era gay, quem ainda duvidar basta assistir algum episódio da série e prestar atenção, já de seu intérprete não se tem notícias de que fosse gay na vida real.
Jonathan Harris casou-se com seu primeiro amor de infãncia, Gertrude Bregman, aos 24 anos e permaneceram juntos por mais de 50 anos até a morte de Gertrude em 1993.
Afirmou o ator em entrevista que nunca traiu sua esposa ou conheceu outra mulher, uma verdadeira história de amor de contos de fada de "felizes para sempre".
Ao iniciar-se a segunda temporada seu personagem já havia superado totalmente os protagonistas da série e o inseparável trio formado por Dr. Smith, Will e o robô foi ganhando cada vez mais destaque nas histórias.
![]() |
Billy Mumy [adulto] e Jonthan Harris |
Asssim como na série Dr. Smith e Will eram inseparáveis, também na vida
real seus interprétes Jonathan Harris e Billy Mumy foram grandes amigos
pela vida inteira, cultivando um relacionamento quase de pai e filho.
Elenco de Perdidos no Espaço anos depois do fim da série |
Jonathan Harris e Billy Mummy como Dr. Smith e will Robinson em "Perdidos no Espaço" |
Faleceu em 3 de novembro de 2002, apenas 3 dias antes de completar 88
anos de idade, deixando um único filho de seu casamenteo com Gertrude,
Richard, uma nora e duas netas "de consideração", pois são filhas
somente de sua nora e não de seu filho.