e da dança
foram fotografados
foram fotografados
nus ou semi-nus
sem que tivessem
sem que tivessem
concordado com isso.
Rudolph Valentino
(que ficou conhecido no Brasil
como Rodolfo Valentino),
Ramon Navarro
e Nijinsky
despertavam
Rudolph Valentino
(que ficou conhecido no Brasil
como Rodolfo Valentino),
Ramon Navarro
e Nijinsky
despertavam
um enorme interesse
entre homens e mulheres.
Até a Segunda Guerra Mundial,
a reprodução fotográfica
de belos físicos masculinos,
não necessariamente nus,
se tornou tão comum
que o hábito
entre homens e mulheres.
Até a Segunda Guerra Mundial,
a reprodução fotográfica
de belos físicos masculinos,
não necessariamente nus,
se tornou tão comum
que o hábito
do culto ao corpo
cresceu rapidamente.
Esse comportamento
cresceu rapidamente.
Esse comportamento
contribuiu
para o surgimento
das primeiras revistas
destinadas aos
para o surgimento
das primeiras revistas
destinadas aos
fisiculturistas.
Porém,
a venda destas revistas
para homens e mulheres
que não freqüentavam
academias de ginástica,
logo fez com que as fotos
se tornassem
cada vez mais sensuais
e eróticas.
Não é difícil imaginar
que este novo apelo
dos nus
Porém,
a venda destas revistas
para homens e mulheres
que não freqüentavam
academias de ginástica,
logo fez com que as fotos
se tornassem
cada vez mais sensuais
e eróticas.
Não é difícil imaginar
que este novo apelo
dos nus
ou semi-nus masculinos
logo os deixasse sob a mira
de governos,
igreja
e conservadores em geral.
É por isso que a partir
desse período
as revistas de físico
tornaram-se mais amenas
e os nus masculinos
restritos ao comércio ilegal.
A circulação paralela e ilegal
do nu artístico masculino
logo os deixasse sob a mira
de governos,
igreja
e conservadores em geral.
É por isso que a partir
desse período
as revistas de físico
tornaram-se mais amenas
e os nus masculinos
restritos ao comércio ilegal.
A circulação paralela e ilegal
do nu artístico masculino
perdurou em muitos países
até o final da década
de 1960.
Em 1968,
a revista americana
Grecian Guild Pictorial
venceu uma ação
na Suprema Corte dos Estados Unidos,
que finalmente reconheceu
essa modalidade de fotografia
como arte.
A profusão de revistas
explorando o nu masculino,
de apelo artístico,
erótico
ou mesmo pornográfico,
cresceu vertiginosamente
desde então.
Nas galerias,
museus
e espaços públicos,
a aceitação
do nu masculino
até o final da década
de 1960.
Em 1968,
a revista americana
Grecian Guild Pictorial
venceu uma ação
na Suprema Corte dos Estados Unidos,
que finalmente reconheceu
essa modalidade de fotografia
como arte.
A profusão de revistas
explorando o nu masculino,
de apelo artístico,
erótico
ou mesmo pornográfico,
cresceu vertiginosamente
desde então.
Nas galerias,
museus
e espaços públicos,
a aceitação
do nu masculino
dedicada ao tema,
na Marcuse Pfeifer Gallery,
em Nova York,
foi praticamente ignorada
pelos críticos homens.
Eles ainda viam
o “nu masculino
como um território restrito
aos homossexuais
e às feministas
que queriam ver os homens
em situação reduzida
e vulnerável”.
O que mais incomodava
os críticos
eram os pênis à mostra.
Porém,
como afirma
na Marcuse Pfeifer Gallery,
em Nova York,
foi praticamente ignorada
pelos críticos homens.
Eles ainda viam
o “nu masculino
como um território restrito
aos homossexuais
e às feministas
que queriam ver os homens
em situação reduzida
e vulnerável”.
O que mais incomodava
os críticos
eram os pênis à mostra.
Porém,
como afirma
conservadores.
Robert Mapplethorpe
entrou a década de 1980
mostrando fotografias
de belos homens nus,
obtendo o reconhecimento
da crítica internacional.
De lá para cá,
o nu masculino
não causou mais
grandes polêmicas
nos países desenvolvidos.
Robert Mapplethorpe
entrou a década de 1980
mostrando fotografias
de belos homens nus,
obtendo o reconhecimento
da crítica internacional.
De lá para cá,
o nu masculino
não causou mais
grandes polêmicas
nos países desenvolvidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário